Arquivo de Junho de 2009
Madame Clicquot
Não se pode dizer que a viúva Clicquot tenha inventado a tão afamada bebida borbulhante, pois este mérito, até onde se sabe, é de Dom Pierre Pérignon. Mas se não fosse La grande dame, como era conhecida em Champagne, certamente a trajetória da bebida francesa seria outra.
Leia mais sobre esta intrigante história em:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot//livros/resenhas/2009/06/21/ult5668u104.jhtm
Vinho & Saúde
Segundo diversos estudos médicos, o consumo diário e moderado de vinho, tinto em particular, rico em cor e taninos, auxilia a nossa saúde em múltiplos aspetos. Possui efeitos antioxidantes, atua diretamente na corrente sanguínea, reduz as chances de pedras nos rins, diminui o risco de tromboses e de doenças coronárias, entre outras.
Os compostos fenólicos, presentes no vinho, atuam impedindo a oxidação de moléculas na circulação sanguínea, como por exemplo, as lipoproteínas de baixa densidade (LDL – o mau colesterol), que em estado oxidado são o principal fator de obstrução dos vasos sanguíneos (aterosclerose).
Por sua vez, o álcool do vinho, provoca o aumento de lipoproteínas de alta densidade (HDL – o bom colesterol) no sangue. Esta molécula tem efeito anti-inflamatório e crê-se que transporta para o fígado as moléculas de colesterol acumuladas nas artérias para serem eliminadas, podendo-se, então, afirmar que o álcool diminui o risco de arteriosclerose.
Estudos efetuados nos Estados Unidos e Inglaterra, demostram que pessoas que bebem uma taça de vinho por dia têm uma redução de 59% em contrair pedras nos rins.
A ingestão de vinho reduz a espessura das plaquetas sanguíneas, ou trombócitos, evitando ou reduzindo o risco de formação de coágulos sanguíneos nas artérias ou veias que podem provocar ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais (AVC).
A presença de polifenóis nas uvas, nutrientes naturais que nos protegem contra reações químicas indesejáveis no interior do corpo, especialmente a oxidação das células, causadora do envelhecimento precoce e de doenças, agem como antioxidantes.
De fato, os polifenóis do vinho inibem fortemente a formação de moléculas de endotelina-1 que têm a capacidade de causar a contração dos vasos sanguíneos, encorajando o desenvolvimento de aterosclerose. Por outro lado, estimulam a formação de óxido nítrico, pelas células endoteliais, que está envolvido no relaxamento e proteção dos vasos sanguíneos, podendo-se, então, concluir que o consumo de vinho, especialmente tinto, também inibe o desenvolvimento de doenças do coração.
É, também, uma excelente opção na dieta de pessoas com pressão alta, devido ao alto conteúdo de potássio e baixo de sódio que possui.
Contudo, nem todas as pessoas poderão ser beneficiadas com estas vantagens, como é o caso de certas pessoas sob prescrições éticas ou religiosas contra bebidas, pessoas com determinadas doenças ou até mesmo mulheres em período de gestação.
Todavia, todas as restantes poderão, então, começar a tomar vinho como “remédio”!
Proponho, então, um brinde.. À nossa!
Tchim, tchim!!




